segunda-feira, 24 de junho de 2013

cromoterapia 02( espiritualismo)

Cromoterapia

O objetivo deste trabalho é estimular a autopercepção mais clara e consciente, deste modo trazer mais cor às nossas vidas.

No ensinamento Ocultista, a cor, o som e o aroma são os três remédios básicos contra as doenças humanas. O método de cura vem a ser a criação de harmonia e de equilíbrio na mente e no corpo. Qualquer interferência na harmonia do corpo venha de fora ou de dentro, de uma infecção ou lesão, do medo ou de pensamento errado, leva as forças da natureza a atuarem para provocar a cura. Toda cura depende da atitude mental da pessoa.

Porque um trabalho sobre Cor? 

Quando fiz o seminário sobre Chakras, há dois anos atrás, tive minha curiosidade aguçada para as cores de cada um, começando assim a pesquisa sobre como tratá-los.

Inicialmente as pesquisas giraram em conhecer os Chakras e energizá-los com imposição de mãos, participação no Grupo de Passe. Aí, surgiu a idéia de pesquisar a

Cromoterapia, onde verifiquei que é uma Ciência Energética (conhecimento da força) capaz de restaurar o equilíbrio em qualquer função orgânica.

Neste ensaio, trago minha contribuição para fortalecimento da atual visão sobre a Cromoterapia, trabalhada em grupo de atendimento espiritual.

Em meu trabalho anterior, no seminário de conclusão do quarto ano, fiz uma pesquisa onde repassei apenas os ensinamentos ditados por diversos autores.

No presente ensaio, trato quase que exclusivamente de técnicas aprendidas e usadas pessoalmente ou em grupo de atendimento Espiritual na Casa do Jardim, onde atendemos diversos níveis de descontrole energético, desde um simples sangramento nasal até hemorragias uterinas, dores em diversos órgãos, lesões ósseas etc.etc...

Aqui, discorro sobre os seguintes assuntos: Cromoterapia na História, Aura, Chakras, Mecanismos da Cromoterapia, Função e Aplicação das Cores, as cores de compostos químicos quando submetidos ao bico de “Bunsen”, as Doenças e a Dinâmica de Atendimento, resultados obtidos com o atendimento personalizado ou em grupo de atendimento espiritual na Casa do Jardim.
É sabido que a Cromoterapia não é um tratamento novo, mas a aplicação de novos conhecimentos para tonificação das células e o equilíbrio energético para obter saúde mais íntegra e completa.

CROMOTERAPIA NA HISTÓRIA 
A origem da Cromoterapia remonta no tempo, assim como muitas terapias naturais, um dos registros mais antigos dos poderes mágicos da cor pode ser encontrado nas grutas de Lascaux e Altamira, nas quais pinturas decorativas de diversos animais e seres humanos adornam as paredes internas das cavernas.

As antigas escolas de ocultismo, da mística, astrologia, alquimia e esoterismo ensinavam a buscar o conhecimento da essência do ser humano, em diversos corpos (físico energético e espiritual). Todas elas têm por fundamento a pesquisa da Verdade, através da Arte, Ciência, Filosofia e Religião, para compreender a natureza da criatura humana, bem como de onde ela veio qual a sua missão no planeta Terra e para onde se destina.

O uso das cores para a cura de diversos males era feito através de sacerdotes-médicos, com no antigo Egito, e de filósofos-médicos como na Grécia na Índia e na China.
Assim podemos dizer que os países precursores da Cromoterapia foram Egito, Grécia, Índia e China.
No Egito, tivemos a figura que foi considerada o “Pai Universal da Medicina”, Imhontep, pertenceu a III Dinastia (2.800 a.C.), vizir, médico, arquiteto e sábio da época, mestre do Grande Templo da Medicina de Heliópolis, onde se transmitia a arte de curar.

Na Grécia, Hipócrates, Galeno e Celso, médicos gregos, recomendavam o banho de sol para recuperar pessoas enfermas. Pitágoras, há 2.500 anos, descobriu que as vibrações diapasão das notas musicais seguiam uma proporção matemática, uma correspondência nos cumprimentos de onda do espectro luminoso. Sendo a nota Lá, correspondente à cor violeta com 400 Hz. Platão dedicado ao estudo da metafísica e da geometria, chegou à conclusão que os cinco sólidos regulares estão inter-relacionados com a estrutura do corpo humano, tendo uma correlação com as cores.

A Índia muito contribuiu na descoberta das leis de cura, A filosofia Oriental, explica que no corpo energético observam-se manifestados os chakras ou centros de força, que evidenciam a energia existente no organismo humano. A energia vital ou prana, indispensável para o desenvolvimento dos seres é recolhida à noite, quando os raios cósmicos nos atingem. Na Índia desenvolveu-se a Medicina Ayur-Védica, que significa Conhecimento da Vida, que trata de diversas terapias; plantas, dietética, massagem, limpeza interna, respiração, som e cor, formando uma medicina total.

A medicina chinesa emprega uma forma diferente para seu diagnóstico, tendo quatro fases; observar, auscultar, questionar e apalpar ou sentir. Pela coloração do paciente concluía qual o órgão que estava em disfunção. Seus filósofos desenvolveram a teoria da dualidade, que chamavam de yin e yang. Os princípios negativo e positivo, feminino e masculino da vida universal. Portanto, a Cromoterapia é uma ciência divina, não um culto ou moda recentemente inventada, na história ela tem sido empregada para estabelecer o equilíbrio e a harmonia, para acalmar e sustentar, para sarar e restaurar e criar outra vez, apresentar o divino principio de ondas de Luz. A cor é, portanto, uma força divina, nada menos.

TRILOGIA 

A Cor-Luz recebe diferentes denominações:

CROMOTERAPIA; É a ciência que harmoniza o campo eletromagnético das células, através da aplicação das cores do espectro solar, visando restaurar a saúde.

CROMOSOFIA: É o conhecimento transcendental sobre cores e suas influências na psique humana, sejam através do uso de roupas ou de alimentos.


CROMOLOGIA: É o estudo físico das cores, suas origens, características, capacidade, cumprimento da onda, freqüência, velocidade e outras particularidades relativas à física que analisa a natureza da Luz.

A Cromosofia e a Cromologia vem sendo inseridas aos poucos nos meios acadêmicos, com alguns livros publicados principalmente pela FEEU, Fundação Educacional e Editorial Universalista.

A Luz 
A luz sob o ponto de vista da Física, é uma faixa de vibração eletromagnética, que se move no espaço a uma velocidade de 300.000 km/s (trezentos mil quilômetros por segundo) é uma energia radiante que transmitida de um corpo luminoso ao olho, age sobre os órgãos de visão. Nossa principal fonte de luz é o Sol, uma estrela de Quinta grandeza de cor amarelada e brilho variável que esta há 8 minutos-luz ou 150.000 km de distância da Terra, responsável pela vida na terra.

Isaac Newton observou a decomposição da luz solar através de um prisma de cristal e constatou existência de sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Construiu, então, um disco com estas sete cores que, girado velozmente no seu centro, sugere visualmente a cor branca.

No século XIX, os físicos constataram que o espectro contínuo pode ser obtido também a partir da luz emitida pelo filamento incandescente de uma lâmpada comum.

Todos os sistemas materiais trocam de energia com o meio ambiente, é imperceptível, mas os elementos químicos da Tabela Periódica, individualmente têm a propriedade de emitir luz, espctralmente definidas e identificadoras de cada um deles.

Por volta 1855, de Bussen descobriu que um composto, quando submetido à ação de uma chama, emite luz com cores características para cada elemento químico. Quando a luz destas chamas incide sobre um prisma, ela é decomposta em diferentes cores, formando um espectro separado umas das outras. Esse espectro apresenta descontínuo, uma vez que há uma separação evidente entre as cores.

Cientista como Oliver L. Reiser em seu livro Alquimia da Luz e da Cor, emprega o método científico com certa intenção filosófico-metafísico, ao considerar os princípios e os efeitos da cor sobre o organismo humano. Diz que: “Todos os organismos vivos no plano físico são preponderantemente orientados para a água e que esta tem propriedade de acelerar todo o tipo de reações químicas. Acrescenta que o tom da cor ou matiz depende; do comprimento da onda, do tom da luz, da nuança, do brilho ou luminosidade (que está em correlação com a energia do estímulo ou com a amplitude da onda), e da saturação ou croma (que depende da mistura dos comprimentos das ondas curtas e longas). Estes cinco aspectos determinam a experiência visual da cor”.

A teoria atual da energia luminosa está longe da concepção de Newton. Descreve-se, hoje, a energia luminosa como uma energia radiante que, atuando sobre os órgãos da visão, habilita-os a cumprirem a função da vista. De acordo com a teoria moderna, tanto a luz visível quanto a invisível consistem dos quanta de energia movendo-se como se fossem guiados por ondas: o comprimento estatístico dos quantas é determinado pelo fato de que sua energia, em qualquer ponto, é em média igual à intensidade do sistema de onda naquele ponto. Os quanta são formados de pulsações contínuas que se movem lentamente num só sentido, de oeste para leste. A onda é um movimento contínuo, caminhando célere na mesma direção. (norte, sul, leste ou oeste).

Segundo Bezerra de Menezes, em seu livro “A Saúde Integral”; “A doença física manifesta-se como resultado de um desequilíbrio nas funções celulares, cujas causas podem estar ligadas a distúrbios metabólicos ou à invasão microbiana, ambas direta ou indiretamente ligadas à atuação mental inadequada por parte do enfermo”



Lei da Afinidade:

A Lei da Afinidade “é o ponto comum existente entre dois seres ou dois elementos que se associam na busca dos mesmos objetivos, tornando, portanto, desnecessária a identidade absoluta entre ambos, bastando que tenham objetivos semelhantes harmonizando-se num mesmo sentido.” Se desejarmos ficar bom ajudando e desejando a mesma coisa, tanto o que deseja ser curado como o que deseja curar atraem-se formando uma única força. Um só

pensamento de curar. O pensamento do que deseja a cura esta impregnado de prana e magnetismo, e, desta forma, sendo uma energia mais forte e dirigida, processa o que podemos chamar de alívio ou cura.

Mesmo que potentes radiações luminosas incidam sobre um corpo, este somente reterá delas a quantidade que lhe permitir o seu próprio poder de absorção.
Lei do Karma: 
O Karma é a grande Lei que preside a criação, é Lei da Ação, é por meio dele que se definem as noções do destino, do desejo como força geradora do destino e do encadeamento necessário, por força destes dois fatores, entre os diversos momentos da vida dos homens.
Tanto no plano material como no plano físico sempre haverá obstáculos a serem transpostos, muitas vezes é possível vencer os da área espiritual e nem sempre conseguimos superar os da vida física. Se nosso paciente tem algum resgate Karmico ou esta enfermo por razões Karmicas, no máximo conseguimos algum alívio, nunca a cura, a não ser que este tenha muito merecimento e ainda nesta existência possa o seu Karma ser aliviado.


Aura: 
A Aura “é um campo energético constituído das próprias energias eletromagnéticas do indivíduo e funciona como uma espécie de capa protetora do nosso corpo, em relação às vibrações magnéticas do astral. O seu tamanho é variável, sendo proporcional às forças eletromagnéticas que se pode dispor dentro das capacidades de cada pessoa”.

Portanto podemos afirmar que uma criatura, forte, sadia e equilibrada espiritualmente, terá um campo áurico bem dotado, ao contrario teremos um campo enfraquecido e sua aura

será pequena e frágil. Desta forma podemos raciocinar que se temos a aura fraca estamos à mercê de influências inferiores. O maior fator de fortalecimento de nossa Aura esta nos pensamentos que emitimos. Um pensamento elevado produzirá sempre uma forma luminosa muito clara e positiva. A Besant e Leadbeater dizem: “cada um matiza o seu próprio universo com as cores predominantes em seu caráter ou em suas habituais reações emocionais. É a sua própria tinta pessoal que o afetará numa gama cada vez mais luminosa ou opaca, de acordo com a qualidade dos pensamentos mais freqüentes”. Portanto, qualquer emanação da mente retratará sempre com rigorosa exatidão as emoções e os sentimentos do espirito humano, dando-lhe forma e cor.
Cores da Aura
Vermelho: Fogo, paixão, energia e atividade.
Amarelo: Intelectualidade, análise, otimismo e procura do essencial.
Laranja: Auto-expressão, vontade, ambição e pensamentos laterais.
Azul: Amor, honestidade, paz, sensibilidade e satisfação.
Verde: Equilíbrio, estabilidade, capacidade de cura e ensino.
Turquesa: Demonstra imaginação, criatividade e poder de comunicação.
Rosa: Compaixão, calor humano e respeito próprio.
Violeta: Discernimento, é o místico, o erótico, o charme.

Limpeza da Aura 
A necessidade de limpeza da Aura, inclusive de sua movimentação fluídica, surge a partir do momento em que vamos nos tratar. Só podemos receber energias positivas, estando com o campo áurico positivo, limpo e com as suas energias circulando livremente.
A limpeza pode ser através de passe magnético, ou com a luz azul.
Importante: o período entre a limpeza e a reenergização não deve demorar mais do que 10 minutos, pois após este prazo corre-se o risco de Ter de fazer nova limpeza.

Chakras: 
Além da Aura, temos como fator importante para restauração físico-espiritual os Chakras, cujas funções no duplo-etérico ressaltam como ponto de equilíbrio entre o Espírito e a matéria. São responsáveis pela recepção e distribuição das energias mentais, astrais e etéreas de acordo com a necessidade de cada ser. Por estarem ligados diretamente com nossos sistemas celular e endócrino alteram nosso humor e comportamento. Segundo Krishna; São formações luminosas e discos incandescentes de luz, nas diversas junções nervosas ao longo da medula espinhal. 
Os Chakras são; 

Coronário, localizado no topo da cabeça, ligado à glândula Pineal (epífise), cores violeta, branco-fluorescente ou dourado, responsável pela irrigação energética do cérebro, muito importante na telepatia, na mediunidade, nas expansões da consciência e na recepção de temas elevados, é o Chakra por onde penetra a energia cósmica.

Frontal, localizado na fronte, correlação física com a glândula hipófise (pituitária), tem a cor índigo, branco-azulado, amarelo ou esverdeado, responsável pela energização dos olhos e do nariz facilita a clarividência e a intuição, por vezes sua atividade cria uma palpitação ou sensação de calor na testa (parece o coração batendo na testa).

Laríngeo, localizado na garganta, tem correlação física com a glândula tireóide (e paratireóide), tem a cor azul celeste, lilás, branco-prateado ou rosa, responsável pela energização da boca, da garganta e dos órgãos respiratórios, facilita a psicografia e a Clariaudiência, responsável pela filtragem das energias emocionais para que não cheguem aos Chakras da cabeça, também é responsável pela expressão criativa (comunicação) do ser humano no mundo.

Umeral, localizado nas costas, sobre o pulmão esquerdo, tem como função o equilíbrio mediúnico, é através do Umeral que chegamos a todas as vibrações espirituais mediúnicas, tanto positivas como negativas.

Cardíaco, localizado no centro do peito, têm correlação física com a glândula timo, com as cores verde, amarelo-ouro é responsável pela energização do sistema cardíaco respiratório, considerado como o canal de movimentação dos sentimentos, quando bloqueado a pessoa sente depressão, angústia, irritação ou pontadas no peito.

Esplênico, localizado acima do baço, não possui ligação com nenhuma glândula, considerado como o dínamo do corpo humano, pois através dele penetra uma parte da energia (prana) do ambiente, quando desenvolvido favorece a soltura do duplo-etérico. Segundo Ramatís; “.Quando este Chakra recebe a cor rosada, irriga o baço, distribuindo-se pelo duplo-etérico, enfeixa toda a estrutura da coluna vertebral e depois vitaliza todo o sistema nervoso. Irriga o bulbo, cerebelo e os hemisférios do cérebro, descendo pelo sistema nervoso central, derrama-se pelos plexos ao longo da mesma.” este Chakra não é considerado como um dos sete principais pelo sistema hindu.

Umbilical, localizado acima do umbigo, ligado ao pâncreas, com a cor amarelo, verde forte e vermelho. É responsável pela energização do sistema digestivo é o Chakra das emoções inferiores, quando esta bloqueado causa enjôo, medo ou irritação, quando desenvolvido facilita a percepção das energias ambientais.

Básico, localizado na base da coluna, ligado as glândulas supra-renais, tem a cor vermelha forte, responsável pelo Kundalini (energia telúrica) e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação sangüínea.

Sexual, alguns autores falam neste Chakra com localização no baixo-ventre, e tem ligação com os testículos (homem) ou ovários (mulher) com a cor laranja, roxo ou vermelha (dependendo das circunstâncias), quando bloqueado causa impotência sexual, quando superexcitado, causa intenso desejo sexual, seu desenvolvimento estimula o melhor funcionamento dos demais Chakras e ajuda a despertar o Kundalini.

Já, Ramatís, nos informa cores diferentes, de acordo com o estado psíquico de cada paciente;

O Básico tem as cores vermelha alaranjada, com algumas fulguração de escarlates, em tons fugitivos incandescentes, por vezes tom sangüíneo suave.

O Umbilical apresenta as cores vermelhas e tons verde cor de ervilha.

No Esplênico são; roxo, azul, verde, amarelo, alaranjado, vermelho forte e o róseo, que constituem os sete tons fundamentais da síntese branca do Prâna.

O Chakra Cardíaco é como um centro turbilhonante cor de ouro, quando recebe o prana róseo assume o que se chama de “raio amarelo”, mostrando-se como um Sol radiante sem analogia nas escalas cromosóficas do mundo.
O Laríngeo, tem como cor predominante o azul-claro, matizado de suave lilás ou violeta.
O Frontal apresenta a cor rósea amarela, matizada com um pouco de azul violáceo, pois com estas cores mais o azul do centro do laríngeo ajudam a nutrir o chakra esplênico. O Coronário é o regente orquestral dos demais centros de força, pode assumir as colorações mais exótica e fascinantes, gira no seu todo com inconcebível rapidez, enquanto o seu centro de diâmetro menos, apresenta uma cor branca, lirial e deslumbrante, emitindo fulgores dourados cada vez mais belos.

Na Cromoterapia, trabalha-se com oito chakras e não com sete como usualmente são conhecidos. Este oitavo chakra é o Umeral, localizado nas costas, um pouco acima dos pulmões pelo lado esquerdo, tem como função ser canal espiritual dos médiuns psicofônicos e receptor de influência espirituais mediúnicas. Cada chakra tem uma freqüência vibratória particular com uma função específica para o perispírito e o corpo físico, é através deles que recebemos as energias abastecedoras do nosso corpo.

Os Chakras tem ligação entre si através dos Nadis, que são uma série de filamentos condutores de energia enviada pelos Chakras, são constituídos por delgados filamentos de matéria energética sutil, eles representam uma extensa rede de energias fluídicas que se compara , em abundância, aos nervos do corpo, é através dos Nadis que flui o Prana ou Fluído Vital que abastece nosso Corpo e Espírito.

Em grupo ou só, quando não se tem um vidente ou sensitivo acompanhando o trabalho de Cromoterapia, podemos diagnosticar através dos Chakras. Este diagnóstico, que vem sendo aprimorado a cada dia, graças a estudos de diversos terapeutas, talvez venha a ser no futuro o mais comum dos diagnósticos.

É sabido que os Chakras emitem colorações em forma de raios, correspondentes as vibrações dos campos celulares de sua área no Duplo Etérico. Portanto, se o órgão ou órgãos de seu setor de atuação estiverem afetados ou em distúrbio por qualquer motivo, a emanação colorida do Chakra sofrerá alterações, ou seja com a redução da energia colorida haverá também a redução da onda de calor por ele emitida. Cabe-nos restaurar ou corrigir ou até devolver através da mentalização de cor as vibrações de cada Chakra, conforme orientação recebida por nossos irmãos espirituais.


Na nossa faixa Cromoterápica, as cores correspondente de cada Chakra são as seguintes:

CORONARIO ------------ branco-azulado
FRONTAL ---------------- amarelo-claro e azul-claro
LARÍNGEO -------------- azul-mar (esverdeado)
UMERAL ----------------- azul ou amarelo, dependendo do estado espiritual do paciente.
CARDÍACO -------------- amarelo, rosa bem claro
ESPLÊNICO ------------- rosa
UMBILICAL ----------- verde-esmeralda
BÁSICO ------------------- rosa-claro – alaranjado

Diagnóstico 

Para o diagnóstico através dos Chakras deve ser feito no momento da “limpeza” no passe ou no grupo, o Chakra sem nenhum problema, espiritual ou físico, irradia calor de determinada intensidade, que é sentida quase de imediato, ao colocarmos nossa palma da mão sobre a sua área de emissão, em todos o calor é uniforme, se encontrarmos com a passagem de nossa mão alguma variação de temperatura, para mais frio ou mais quente do que o normal, provavelmente naquele ponto existe algum problema. Verifica-se normalmente os Chakras Umeral, o Coronário, o Cardíaco e o Umbilical, a razão é que; no Umeral recebemos as energias do nosso campo mediúnico, o Coronário por onde recebemos as energias espirituais, o Cardíaco sede dos nossos sentimentos e o Umbilical por onde trafegam as energias primárias e localiza toda atividade emocional.

Outra forma de fazer o diagnóstico é a Psicometria. Após conversar com o paciente sobre os seus males, pedimos ao paciente que estenda a mão direita com a palma virada para cima, sem enrijecê-la, e nós colocamos a nossa mão esquerda sobre a dele, a uma distância, mais ou menos, de cinco centímetros, em seguida pedimos que eleve seu pensamento em prece e fizemos o mesmo, após 20 ou 30 segundos sentimos o mal-estar ou dor que levou aquele paciente até nós. Não chega a ser dor e realmente não dói porque sabemos que não é nosso. Assim descobrimos que a Cromoterapia pode fazer coisas verdadeiramente incríveis.

Diagnosticar pela cor exige treinamento e experiência. Para isto temos dois métodos de diagnose: Ver a causa e identificar os sintomas.

O Cromoterapeuta treinado, tem elevado cada vez mais as técnicas de diagnose e observação, fazendo com alguns pacientes fiquem espantados com os resultados.

A seguir detalharemos algumas técnicas mostrando o que a cor revela da doença interna e os reflexos que trazem por meio de cor ou som, as distintas partes do corpo.

a) A cor do olho pode revelar setenta e duas perturbações diferentes da vista. A diagnose da íris é uma técnica especializada pela medicina ocidental que exige anos de estudo, mas os chineses, desde a dinastia Ting até hoje, fizeram da diagnose do olho uma parte do equipamento de todos os Médicos. O vermelho no canto do olho próximo ao nariz significa coração resistente; o vermelho na superfície do olho próxima das maças do rosto e fronte revela coração frágil.

As cores do globo ocular relacionam-se com o fígado e as pupilas com o estado dos rins. O branco do olho (esclerótica) com os pulmões, e as pálpebras superiores e inferiores com o estômago.

b) A cor das unhas revela, entre outras coisas, a condição do fígado, devendo sempre ser confrontada com a dos olhos

c) A cor da urina; o amarelo-claro revela estado normal; o tom escuro indica toxinas e venenos; a presença de sangue aponta inflamação da bexiga, problemas dos rins ou da próstata, no caso dos homens; pode significar também virulência. Se branca, é indicação de fraqueza, se amarela, de inflamação.

d) A cor das fezes: marrom indica condição normal; branca aponta problema do fígado, estômago ou rins; escura indica venenos ou inflamação no intestino grosso; preta significa hemorragia interna – quanto mais escura a cor, maior a fonte de perturbação do organismo. Quando os intestinos funcionam normalmente, mas um pouco por vez, provocando cólicas, é sintoma de colite, ou de problema do intestino grosso.

e) Olhando a cor da pele, deve observar-se a aparência geral, os lábios, as mãos, os pés e o busto. Pela cor da pele, pode-se concluir se há tumores, feridas, contusões, escoriações, chagas, etc. Em caso de hipertensão ou outros quaisquer em que os vasos sangüíneos da pele se dilatam, esta se avermelha. Na anemia, fica pálida, devido ao número baixo de glóbulos vermelhos no sangue.

Nas doenças do coração e respiratória, como a bronquite e pneumonia, a pele pode assumir a cor purpúrea, provocada pela oxigenação inadequada do sangue. Na icterícia e na hepatite, a pele terá aspecto amarelado, devido ao aumento da bilirrubina na corrente sangüínea. A diabetes, ou o tratamento prolongado com arsênico podem causar a pigmentação da pele. Na gestação, pode ocorrer descoloração da pele do abdômem e ao redor dos mamilos; em alguns casos, o corpo todo escurece, especialmente nas pessoas morenas. Nos casos de pelagra (Avitaminose causada por perturbações digestivas, nervosas e mentais), há escurecimento e pigmentação nas costas das mãos, antebraços, face e pescoço (partes normalmente descobertas do corpo). A insolação ou a escarlatina são causadas pelo vermelhão num ponto determinado. A circulação deficiente revela-se pela falta de cor nas extremidades. A flacidez da pele indica, em qualquer idade, falta de saúde. Rigidez da pela pode resultar de tensão nervosa, inchações, edemas ou tumores. Pele seca pode ser conseqüência da idade, detergentes, sarna, mixedema, escorbuto, perturbações dos rins, exposições (a intempéries) ou a falta de vitamina A .

Pele úmida sinal de excitação, instabilidade emocional, febre ou aquecimento excessivo.

A inelasticidade dos tecidos é sinal de atrofia.

Mão fria e úmida indica circulação periférica fraca.

Pele brilhante ou delgada ao redor das juntas é sinal de artrite.

Transpiração profusa (abundante) pode resultar de excitação, dor, aquecimento excessivo, parasitas, osso partido, tuberculose, menopausa e algumas situações de gravidez.

f) A cor do cabelo revela a condição do organismo e diz muito ao médico acerca dos rins. Os matizes da cor fazem que a pele absorva diferentes comprimentos de onda que provocam resultados diversos no corpo – desde a ausência de reações até a morte. Sabe-se também que alguns matizes de carvão são cancerígenos.

g) A cor dos lábios indica as condições do estômago; se muito vermelho, o estômago está carregado de gases, fermentação, acidez e está inflamado; se brancos, o estômago está debilitado; se vermelhos, é indicação de febre, se a coloração for escura, o estado é normal; colorido escuro ao redor dos olhos é sinal de perturbação nos rins ou fígado. Nas mulheres, essa condição é muitas vezes provocada pela menstruação. Lábios azulados ou purpúreos apontam problemas do coração ou do sistema circulatório.

h) A cor da língua pode indicar até cento e vinte situações ou sintomas distintos. Em muitas doenças, a língua tem uma camada amarela ou branca. O Amarelo indica inflamação; se coberta de camada amarela, o sistema todo se encontra preguiçoso, indicando sempre essa condição de prisão de ventre e toxidez. A língua branca indica ausência de inflamação. Se a língua estiver lisa e vermelho-escura, é sinal de que os rins estão quase sem funcionar e a situação é grave. Língua vermelha significa inflamação do sistema.

A raiz da língua está associada aos rins; os lados, ao fígado; o centro, ao estômago; a ponta ao coração.

i) A cor das mãos, como regra geral, em crianças com menos de cindo anos; A cor vermelha indica resfriado; a púrpura, febre ou inflamação; o azul, excitação ou medo; uma cor esmaecida, escorbuto ou anemia; o amarelo-claro não inspira cuidade, mas a cor escura é perigosíssima. Se essa cor escura se espalha para a palma da mão, a vida da criança pode-se esvair a qualquer momento.

j) O ouvido é o órgão do som e do equilíbrio. O som é outra vibração que se pode converter em cor. Como os olhos, o ouvido contém centenas de reflexos, contando assim a história do corpo. Não é possível comentar todas as diagnoses e reflexos neste trabalho,; cito porém, exemplos, a fim de apontar a inter-relação sutil dos órgãos, cujo conhecimento é indispensável para o arsenal de qualquer pessoa que queira estudar Cromoterapia.

Os ouvidos associam-se aos rins. A cera, os zumbidos no ouvido, o pus, a dificuldade de audição (se fisiológica) decorrem todos do mau funcionamento dos rins. Coceira atrás dos lóbulos ou na abertura da orelha indica condição ácida do corpo ou inflamação dos rins.

k) Compleição: Cor e relação entre os órgãos; o coração e a circulação, bem como o estado emocional do corpo revelam-se através da cor da pele.

l) Aparência geral: o andar, os modos, a voz, o jeito de falar podem fornecer ao estudioso em Cromoterapia, um quadro físico e emocional do paciente. A face pode exprimir agitação, preocupação, depressão, esgotamento, pressão, definhamento, obesidade ou deformações. Perda sensível de peso pode indicar problema emocional, males do estômago, diabete, virulência, anemia ou envenenamento químico. Calafrios podem significar malária, calculo renal ou a tentativa do corpo para aliviar-se de perturbações.

Sintetizando, o coração tem reflexo na língua e relaciona-se com a pulsação. O estado do fígado revela-se na língua, olhos e unhas, reflete-se nos olhos e tem relações com os músculos. O estômago mostra-se nos lábios, reflete-se na língua, no nariz e relaciona-se com o corpo todo. Os rins refletem-se nos cabelos, nos órgãos sexuais e relaciona-se com o nariz. Os pulmões mostram-se pelos poros, refletem-se no nariz e relacionam-se com a pele. O baço relaciona-se com o estômago; a vesícula biliar, com o fígado; a bexiga, com os rins; os intestinos com os pulmões.


A Cura Física: 

Para atingir-mos o objetivo da Cura Física, isto é, no Plano Material temos alguns obstáculos a ultrapassar; Primeiramente o Karma, assunto já explicado acima, o segundo obstáculo é o estado da matéria, ou seja, as condições em que se encontra, na época do tratamento, o corpo do paciente a ser tratado; e por último, muito importante, o merecimento que, será sempre o resultado de nossa passagem pela vida, na presente encarnação.

Ao entrevistarmos com calma e paciência podemos levantar os pontos principais, planejar o primeiro tratamento espiritual, e sobre tudo orienta-lo sobre o tratamento físico que irá submeter-se, assim podemos acompanhar o desenvolvimento do trabalho que se esta realizando e o seu final, obedecendo é claro as regras e o comportamento imposto pela Doutrina Espírita. Podemos utilizar como exemplo uma pessoa idosa, sabemos que seu mal não tem cura, mas com nosso trabalho podemos minimizar ou aliviar suas dores acendendo-lhe o sentimento de resignação. No caso de criança pequena, devemos atender também os pais, pois normalmente estão em desequilíbrio e transferem sua ansiedade para a criança, devemos após o ajuste, mostrar-lhes com muito cuidado o problema do filho, quando isso for possível. Lembramos sempre que o recurso da prece, da condescendência e da humildade é sempre o melhor caminho importante para auxilio da cura físico-espiritual.

Cromoterapia é o conhecimento da ação e função terapêutica da cor, aplicadas aos processos regenerativos da matéria física. A Cromoterapia, como Medicina Complementar, é toda realizada em níveis energéticos, onde são usados somente recursos naturais, como a energia mental, espiritual, solar, elétrica, física, orgânica e ambiental, energias estas diferenciadas pelo teor vibratório de cada uma que são controladas, absorvidas dinamizadas e projetadas com objetivos específicos, que deverá ser o fortalecimento e a ajuda ao Ser Humano.

A Cromoterapia não é Medicina corretiva, mas ativadora. Se o campo celular possui células doentes, mas recuperáveis pela recomposição do seu núcleo, ele será novamente ativado por vibração idêntica, sendo que as células mortas são eliminadas. O que se perdeu esta perdido pois a energia luminosa somente reativa as células que estão doentes, em razão de disfunção do campo celular. Em casos mais avançados de doença, pode até paralisar o processo, pela reativação do que restou do campo celular afetado. O que se perdeu esta perdido, mas, o que esta vivo assim permanecerá pela força da energia colorida que lhe é enviada.

Bezerra de Menezes nos instrui dizendo; “A misericórdia do Senhor é infinita e existem em Suas Leis recursos magnânimos com os quais balsamiza o sofrimento dos que vivem amargurados”. E continua; “Inspirados nos primitivos centro cristãos, os núcleos Espíritas da atualidade, a par dos ensinamentos evangélicos, proporcionam o remédio eficaz para os males do corpo físico, são os trabalhos de cura..., são humildes transformadores, condutores de energia que, ao receberem a força da Grande Usina, depois de dosa-la convenientemente, transmitem-na aos necessitados”.

Os trabalhadores de cura agirão muitas vezes orientados pelos espíritos amigos e ou através da intuição dos conhecimentos adquiridos em existências anteriores.

Nos recomenda Ramatís; “Procurem novos esclarecimentos com os irmãos desencarnados sempre prontos a ajudar na medida que encontrarem a receptividade proveniente da boa vontade”.


Passe ou Energização Mental com Cores 

Constatamos que para termos melhores resultados em nossos atendimentos, devemos primeiramente fazer o atendimento espiritual do paciente, limpando toda e qualquer interferência que possa existir junto ao mundo espiritual.

O passe ou energização é um recurso excepcional onde somos capazes de nos munir de tudo que se possa imaginar na vida humana e é de inestimável valia para o trabalho espiritual e para Cromoterapia. Há muito vem sendo utilizado para projetar pensamentos e sentimentos a distância, seu domínio para o bem, representa uma grande ajuda para toda a humanidade, como seria interessante que as pessoas em geral despertassem e se dispusessem a aprender o seu uso, para melhorarmos nossas condições de ajuda e socorro a todos os irmãos em aflição e sofrimento.

A técnica é bastante simples; Primeiro devemos relaxar nossa mente, deixa-la livre de problemas do dia a dia, vamos inspirar e espirar lentamente pelas narinas guardando o ar nos pulmões por 3 a 5 segundos. De olhos fechados desde o início, vamos tentar dirigir nossa vista (com os olhos fechados) na direção das sobrancelhas, sem forçar as pálpebras, não desanime pode haver certas dificuldades nas primeiras vezes, assim que colocamos nossa visão na direção indicada. Aparece naquele ângulo uma faixa cinza, quase branca, depois de ajustar a faixa deve começar a colocar cores nela, iniciando com cores claras como, azul-claro, amarelo-claro, no momento que conseguimos colocar a primeira cor vai logo em seguida para a seguinte, depois tudo se torna mais fácil de ser realizado. Assim estamos prontos para iniciar nosso trabalho de Passe ou Energização mental com Cores.

Obs.: Somente estando desdobrados os médiuns consegue eliminar peias magnéticas.


As Propriedades da Cor 

Cada cor tem um comprimento específico de onda, entre 1/63 e 1/126 , milionésimo de centímetro, por isso varia em freqüência e força de impacto.

O valor de cada cor é controlado por sua amplitude, tendo os valores claros amplitude maior que os escuros.

Todas as ondas eletromagnéticas são idênticas quanto ao comprimento e freqüência da onda.

Em forma de luz, a cor faz parte do espectro eletromagnético.

Como propriedade básica, a cor possui; peso, ação e temperatura.

A temperatura da cor; quente x frio: vermelho, laranja, amarelo e infravermelho, são raios quentes, produzem calor força para criar reações químicas no corpo. Quanto maior q resistência maior o calor. O vermelho combinado com o amarelo tem alto poder de penetração. O azul, o violeta e o ultravioleta são raios frios.

Forma de provar a medida de calor nas cores: coloca-se um termômetro em um copo colorido com água. Os raios vermelhos emitem maior quantidade de calor, e os azuis, menor.



Alguns metais, substâncias químicas e suas cores correspondentes:

Vermelho;
Alcalinos diversos, Estrôncio, Bário, Bismuto, Cobre, Nitrogênio, Oxigênio, Potássio, Titânio, Zinco ...

Amarelol;
Sódio, Tungstênio, Estanho, Magnésio, molibdênio, Platina...

Laranja;
Arsênio, Boro, Cáldio, Cobre, Ferro, Manganês, Níquel, Hidrogênio...

Verde;
Cobre, Alumínio, Bário, Carbono, Clorofila, Cobalto, Cobre, Níquel, Nitrogênio, Rádio, Sódio...

Índigo;
Bismuto, Brometo, Cobre, Chumbo, Cromo, Ferro, Potássio, Titânio...

Limão;
Cítrio, Enxofre, Ferro, Fósforo, Iodo, Ouro, Prata, Titânio, Urânio...

Purpura;
Bromo, Európio, Gadolínio, Térbio...

Azul;
Ácido fosfórico, Ácido tônico, Alumínio, Bário, Chumbo, Clorofôrmio, Cobre, Manganês, níquel, Oxigênio, Sulfato de cobre, Titânio, Zinco...

Violeta;
Alumínio, Arsênio, Bário, Cálcio, Cobalto, Estrônio, Ferro, Manganês, Titânio...

Turquesa;
Cromo, Flúor, Mercúrio, Zinco...

Magenta;
Estrônio, Lítio, Potássio...



Elementos com cores variadas do espectro;

Bário; vermelho, verde, azul e violeta
Alumínio; Laranja, verde, azul e violeta
Arsênio; Laranja e violeta
Cádio; vermelho e violeta
Cobre; vermelho, laranja, verde, índigo e azul
Cobalto; azul e violeta
Carbono; laranja e verde
Estrônio; vermelho, índigo e violeta
Nitrogênio; vermelho e verde
Oxigênio; vermelho e azul
Potássio; vermelho e índigo
Titânio; vermelho, verde, índigo, limão e azul
Zinco; vermelho e azul
Cores complementares
O vermelho é complementar do azul
O azul é complementar do vermelho
O laranja é complementar do violeta
O amarelo é complementar do violeta
O violeta é complementar do amarelo
O violeta é complementar do laranja
O Verde é complementar do magenta
O magenta é complementar do verde


Os Sete Raios de Luz/Cromoterapia 

Raio Azul, para ativar a fé o poder e a libertação dos dogmas, Raio Dourado, para auxiliar as decisões e desenvolver a sabedoria, Raio Rosa, o amor, Raio Branco, para transformar um carma, Raio Verde para a verdade e a cura, Raio Rubi Dourado, para reforçar os dons de perdão, amor e compaixão, Raio Violeta, para transmutar e transformar tudo para o bem de todos

Cores e Signos 

As tradições místicas ligadas à Astrologia referem-se aos princípios Lemurianos e Atlantes, cada qual com conceitos próprios. As Cores dos signos são prismáticas, observadas na Natureza desde os tempos imemoriais, como o Arco-Iris, com as cores vermelho, laranja, amarela, verde, azul , anil e violeta.

Cada Signo tem uma cor específica:

Vermelho – Áries e Escorpião
Azul – Touro e Aquário
Amarelo – Gêmeos e Virgem
Verde – Câncer, Libra e Capricórnio
Laranja – Leão
Índigo – Sagitário
Peixes - Violeta

As Cores na Umbanda 

Branco......................... Oxalá, Preto-Velhos e Almas.
Azul............................. Iemanjá
Marrom......................... Xangô
Verde........................... Oxossi
Amarelo....................... Iansã
Vermelho..................... Ogum
Rosa........................ .. Ibejis, Crianças
Roxo .......................... Nanã, Egos
Branco e Preto............... Omulú e Preto-Velhos
Preto e vermelho............ Exús

Cores das Velas (magia / feitiçaria) (Não acenda vela dentro de casa) 

Amarelo – Intelecto, criatividade, poder de concentração, energia solar...
Dourado – Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes, beneficia rituais para trazer dinheiro e sorte...
Azul – Espiritual para rituais que precisam harmonia, luz, paz, harmonia...
Índigo – Cor da inércia, para parar coisas e pessoas. Requer um elevado estado de meditação...
Azul Royal – Promove alegria e jovialidade...

Azul Claro – Cor espiritual, ajuda nas meditação de devoção e inspiração...

Branco – Mistura de todas as cores, feitiços que envolvam cura, paz, harmonia...

Laranja – Feitiço para estimular energia, alcançar metas profissionais, justiça e sucesso...

Marrom – Feitiço para localizar coisas perdidas, proteção da família e animais...

Preto – Para afastar mal olhado, limpar a negatividade, repelir magia negra e formas mentais negativas...

Púrpura ou roxa – Manifestação psíquica, cura e feitiços envolvendo poder...

Verde – Feitiço envolvendo fertilidade, sucesso, sorte e prosperidade...

Verde Esmeralda – Importante componente num ritual venusiano, atrai amor, fertilidade e poder social

Verde Escuro – Cor ambição, inveja, ciúme...

Vermelha – Saúde, energia, potência sexual, paixão, amor, fertilidade...

Cinza – Cor neutra, ajuda na magia, esta cor simboliza confusão e negatividade...

Prateado ou Cinza Claro – Feitiços que atraem o poder das forças cósmicas


As Cores na Liturgia

Branco – Usado na Páscoa, Natal, nas festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos.

Vermelho – Lembra o fogo do Espírito Santo, é a cor de Pentecostes, da sexta feira da Paixão e dos Mártires...

Verde – Usado aos domingos e dias comuns, esta ligado ao crescimento e a esperança...

Roxa – Usada no Advento e na Quaresma, símbolo da penitência e da serenidade, nas missas de defuntos e celebração da penitência...

Róseo – O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento(Gaudete) e 4º domingo da quaresma (Laetare)...

Preto – Simboliza luto, raramente é usado

Azul – Usado na Solenidade da Imaculada Conceição, representa o manto azul de Nossa Senhora. Alguns padres não aceitam o uso desta cor.



A Cor das Roupas



Conforme o tipo físico do indivíduo, este deve escolher as cores mais apropriadas para o uso das roupas.



A pessoa Loira; Por Ter pele clara, pode vestir-se com tons suaves como, rosa, verde ou azul, pode usar o branco e o preto, que realçam sua tez clara.

A pessoa morena; devido ao tom cobreado da pele devem usar; vermelho, amarelo e dourado, o laranja pode seu usado, mas fica melhor em adornos e enfeites.

As diversas tonalidades de violeta e lilás podem ser usadas por pessoas loiras e morenas.

A pessoa negra, não deve usar branco, que é seu contraste, o marrom também não combina com a pele negra, as demais cores de todos os tons vestem com perfeição.

A pessoa amarela se harmoniza bem com as cores vivas e fortes, como o vermelho, o amarelo, o verde e o azul.

Tanto a mulher como o homem podem acentuar o encantamento de sua cútis usando as cores mais adequadas.



Magia - Dicas para cores de roupas:

Branco: Vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo e puro.

Vermelho: Vista vermelho quando precisar de coragem, força de vontade, quando sentir necessidade de atrair alguém. É um estímulo sexual e é muito atraente.

Amarelo: Vista amarelo quando for necessário tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro

Laranja: Vista laranja para obter sucesso monetário.

Verde: Vista verde para ganhar um presente, e para diminuir o stress.

Azul: Vista azul para obter harmonia, paz e tranqüilidade

Violeta: Vista o violeta para buscar inspiração e imaginação

Rosa: Vista o rosa para encontrar a felicidade e obter simpatia.

Preto: Vista o preto para ter elegância e afastar os invejosos.

Marrom: É aconselhável evitar o uso desta cor em roupas.



Respiração das Cores

Ramanadi em seu livro de Cromosofia indica como realizar a respiração das cores;

Hora; das 6:30 até o meio dia

Local; janela aberta e preferencialmente ao sol

Postura; cômoda e de frete para o Oriente

Prece; a ser dita ao final da respiração das cores:

“A luz branca do Sol Eterno irradia suas sete cores sobre minhas células, vitalizando-as e energizando-as. Eu sou grato e gozo minha irradiante saúde. Eu sou bom, feliz, saudável e irradio bondade, felicidade e saúde para todos os seres viventes”.

Olhar para o sol, no momento de seu despontar no horizonte, fitá-lo por curto momento (ele se apresenta vermelho ao primeiro olhar e logo depois é dourado), fechar os olhos e pensar que o sol é a fonte de Vida terrena; símbolo visível do sol Central, do que somos emanações ou raios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário