domingo, 16 de junho de 2013

ILusão ( espirita)

Por favor veja que interessante amigo:
DIÁLOGO SOBRE ILUSÃO.

O QUE SÃO ILUSÕES? Definimos ilusão como sendo aquilo que pensamos, mas que não corresponde à realidade. São Percepções que nos distanciam da Verdade. Existem em relação a muitas questões da vida, tais como metas, cultura, comportamento, pessoas, fatos. A pior das ilusões é a que temos em relação a nós: a auto ilusão.

QUAL A CAUSA DAS ILUSÕES? As ilusões decorrem das nossas limitações em perceber a natureza dos sentimentos que criam ou terminam nossos raciocínios. Na matriz das ilusões encontramos carências, desejos, culpas, traumas, frustrações e todo um conjunto de inclinações e tendências que formam o subjetivo campo das emoções humanas.

POR QUE A AUTO ILUSÃO É A PIOR DAS ILUSÕES? O iludido pensa muito o mundo "negado" senti-lo, um mecanismo natural de defesa face às dificuldades que encontra em lidar com suas emoções. Esconder-se atrás de uma imagem que criou de si mesmo para resguardar autoridade social ou outro valor qualquer que deseja manter.
O Objetivo fundamental desta mistificação consiste em desiludir-se sobre nós mesmos através da criação de uma relação libertadora com o mundo material. Se não buscamos essa meta então caminhamos para a falência dos planos de ascensão individual.

O ILUDIDO ESCONDE-SE DE QUE?
De si mesmo. Criando um "eu ideal" para atenuar o sofrimento que lhe causa a angústia de ser o que é - a criatura foge de si e vive em " esconderijos psíquicos/mentais"

MAS, POR QUE SE ESCONDE DE SI MESMO? Devido ao sentimento de inferioridade que ainda assinala a caminhada da maioria dos habitantes da Terra. Iludimo-nos através de um mecanismo defensivo contra nossa própria fragilidade que, pouco a pouco, vamos extinguindo.
Negar o que se sente e o que se deseja é o objetivo desse mecanismo.
Uma forma que a mente aprendeu para camuflar o sentimento de inferioridade da qual o espírito se conscientizou em algum em algum instante de sua peregrinação evolutiva.

ENTÃO, ILUDIMO-NOS PARA NOS SENTIRMOS UM POUCO MELHORES, SERIA ISSO? Auto ilusão é aquilo que queremos acreditar sobre nós mesmo, mas que não corresponde à realidade do que verdadeiramente somos, é a miragem de nós próprios ou aquilo que imaginamos que somos. Uma vivência psíquica resultante da desconexão entre a razão e sentimento. É a crença na imagem idealizada que criamos no campo mental. É aquilo que pensamos que somos e desejamos que os outros criam sobre nós.
Do livro Reforma Íntima sem martírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário